
LINHA DO TEMPO - TODA A HISTÓRIA DOS TITÃS
1982 - INÍCIO
Nasce o Titãs do Iê Iê
Os Titãs do Iê Iê fazem o seu primeiro show da carreira, ocorrido no SESC Pompéia, São Paulo.
1984 - TITÃS
Antes do lançamento do 1° disco, os Titãs sofrem a primeira baixa, sai da banda o cantor Ciro Pessoa.
A banda retira o nome Iê Iê e lança com o selo WEA o seu 1° disco homônimo, Titãs.
O disco é recheado de clássicos. Marvin, Toda cor e Go back foram alguns dos sucessos. Além de Sonífera Ilha, que foi o grande hit da banda na época.
1984/1985 - TRANSIÇÃO
Segunda baixa dos Titãs, sai o baterista André Jung e entra o Charles Gavin, ex baterista do RPM e Ira!
1985 - TELEVISÃO
Os Titãs lançam o seu segundo disco, Televisão.
O disco não teve tantos hits como o anterior, mas Insensível, Televisão, Dona Nenê e Não vou me adaptar foram algumas músicas que tiveram um bom desempenho.
Primeira grande polêmica envolvendo os Titãs, Tony Bellotto e Arnaldo Antunes foram presos por porte de heroína. Com o Arnaldo, inclusive, chegando a ficar preso por um mês.
Todos os integrantes do Titãs participaram do filme "Areias escaldantes", onde cantaram músicas como: "Massacre" e "Babi Indio".
1986 - CABEÇA DINOSSAURO
A banda dá início as gravações do terceiro álbum, além de começar uma parceria de muito sucesso com o Produtor Liminha.
Os Titãs lançam o Cabeça Dinossauro, considerado por muitos, como o maior álbum da história do rock nacional.
Das treze músicas, todas fizeram sucesso. Destaque para Bichos escrotos, Polícia e Homem primata. O disco ficou marcado por trazer temas delicados a tona, como: Política, Igreja e problemas sociais.
A música Bichos escrotos ia fazer parte do primeiro disco, mas por causa dos problemas políticos do nosso país a banda decidiu esperar. Se engana quem acha que não houve censura, para executarem a música, era cobrado uma espécie de taxa por cada execução da música nas rádios
1987 - JESUS NÃO TEM DENTES NO PAÍS DOS BANGUELAS
Após o estrondoso sucesso do disco anterior, os Titãs trazem ao público mais um álbum crítico, com melodias e letras intensas, é lançado o "Jesus não tem dentes no país dos banguelas".
O álbum teve um desempenho extremamente satisfatório, os clássicos Comida, Diversão e Lugar nenhum fizeram parte do disco, além de outras grandes músicas, como: Armas pra lutar, Desordem e Nome aos Bois.
1988 - GO BACK
O Primeiro álbum ao vivo dos Titãs enfim foi lançado, o nome do disco é "Go back". Gravado no Festival de Montreux, Suíça.
O disco é marcado por ser uma compilação das principais músicas dos quatro primeiros álbuns da banda.
1989 - Õ BLÉSQ BLOM
Após uma viagem ao Recife, os integrantes da banda encontram Mauro e Quitéria, repentistas da cidade que contribuíram com um dos discos mais aclamados da história dos Titãs, "Õ Blésq Blom".
No disco, temos as músicas Flores, Míséria, O pulso, 32 dentes e Medo, que foram as de melhor desempenho.
1991 - TUDO AO MESMO TEMPO AGORA E FESTIVAIS
Durante o Rock in Rio II, no Maracanã, os Titãs fazem um show histórico junto com os Paralamas (não no mesmo palco, ainda), sendo os grandes destaques do Brasil no evento.
Mais uma vez surpreendendo o público e a crítica, nasce um dos álbuns mais controversos da história do rock nacional, o "Tudo ao mesmo tempo agora" (TAMTA), primeiro álbum produzido pela própria banda. Comercialmente o disco não fez tanto sucesso, mas hoje é um dos cds mais aclamados pelos fãs e crítica.
Obrigado, Clitóris, Isso para mim é perfume são as principais músicas do álbum.
1992 - MAIS UMA BAIXA E HOLLYWOOD ROCK
Durante o Hollywood Rock, os Titãs fazem um show memorável, com direito a participação dos Paralamas do Sucesso, dando início a uma parceria de muito sucesso.
Durante as preparações para mais um álbum, os Titãs sofrem a terceira baixa, sai Arnaldo Antunes.
1993 - TITANOMAQUIA
Os Titãs dão início com a parceria com Jack Endino, que junto com o Liminha são os produtores mais lembrados pelos admiradores da banda, e com essa parceria é lançado o "Titanomaquia", álbum histórico dos Titãs, considerado por muitos como o disco mais pesado já lançado pela banda.
Nem sempre se pode ser Deus, Será que é isso que eu necessito?, Agonizando e Hereditário, não necessariamente nessa ordem, abrem o disco de forma arrasadora, além de Disneylândia, foram as principais músicas. vale citar também, A verdadeira Mary Poppins e Taxidermia.
Em mais uma participação no Hollywood Rock, os Titãs fazem mais um show memorável, entrando para o hall dos grandes shows dos Titãs.
1994 - FÉRIAS!!
Pela primeira vez os Titãs tiram férias! nesse tempo, Paulo Miklos e Nando Reis lançam seus primeiros álbuns solos, e o Branco Mello em parceria com o Sérgio Britto e Roberta Parisi montam a banda Kleiderman, que no universo underground paulistano é sem dúvidas uma das bandas mais lembradas.
Os Titãs mesmo sem produzir conteúdo novo, lançou o 84 94 um e dois, coletânia de dois cds com os quarenta maiores sucessos
1995 - DOMINGO
Ainda falando sobre as férias da banda, Tony Bellotto lança o primeiro livro da série "Bellini e a Esfinge". Já o Charles Gavin, produziu o álbum do Mundo Livre S/A, do selo Banguela records, criado pelos Titãs e WEA.
Ainda com a produção de Jack Endino, os Titãs voltam com tudo lançando o disco "Domingo", que marcou o momento de transição da banda, de um som pesado para um mais leve, abrindo os caminhos para os seguintes trabalhos.
1997 - Acústico MTV
Talvez o momento de maior sucesso comercial da banda, os Titãs lançam o seu primeiro dvd, "Acústico MTV".
O CD/DVD Acústico MTV conseguiu a façanha de ser o disco mais vendido da história dos Titãs. O dvd contou com participações especialíssimas de: Arnaldo Antunes, Fito Paez, Marisa Monte e Jimmy Cliff, além da Rita Lee e Marina Lima, que participaram do cd, cantando as músicas "Televisão" e "Cabeça Dinossauro" (respectivamente). Além do Liminha, que ficou nos violões.
Uma curiosidade, a música "Pra dizer adeus" foi o grande sucesso do disco, interpretado originalmente por Nando Reis no álbum Televisão, a música passou despercebida pelo grande público. Sendo resgatado no acústico, a música ganhou uma nova versão com o Miklos no vocal, o sucesso foi tanto que até hoje os Titãs cantam nos seus shows.
1998 - Volume Dois
Aproveitando o sucesso estrondoso do Acústico, os Titãs lançaram o cd e dvd "Volume Dois", que contou com as músicas que ficaram fora do disco anterior, além da inserção de novas músicas e releituras.
O grande sucesso do disco foi "É preciso saber viver", música gravada originalmente por Roberto Carlos, a repercussão foi tão grande que no especial do Rei na Tv Globo, os Titãs cantaram junto com Pra dizer adeus, sendo um dos momentos mais importantes da banda e do especial.
Anos depois, a banda norte-americana Linkin Park reproduziu uma capa bem parecida com a do Volume Dois, isso ocorreu no disco "Minutes to Midnight".
A música "Amanhã não se sabe", presente no disco, fez muito sucesso depois com a banda Ls Jack, sendo inclusive o maior hit da banda.
Marcelo Fromer se aventura pela primeira vez na televisão, ele foi o comentarista do SPORTV na Copa do Mundo da França
1999 - As dez mais
Os Titãs retomam a parceria com Jack Endino e lançam o "As dez mais", disco de versões de grandes sucessos.
Marca, de uma certa forma o fim da "Era Acústico",
Gostava tanto de você (Tim maia), Sete cidades (Legião urbana) e Aluga-se (Raul Seixas) são os pontos altos do cd.
Mais uma polêmica, o clipe da música Pelados em Santos (Mamonas assassinas) sofreu bastante críticas por conter cenas de nudez, além disso, o próprio fato da banda ter feito a versão, já serviu oara incomodar muita gente.
Titãs e Paralamas se reencontram mais uma vez, agora no cd "Sempre Livre Mix".
A capa do "As dez mais" chama bastante atenção devido a semelhança com o disco "Definitely Maybe" da banda britânica Oasis.
Marcelo Fromer lança o seu primeiro livro, "Você tem fome de quê?". No mesmo ano ele inicia a biografia do Ex-jogador e comentarista Casagrande, mas ele infelizmente não pôde concluir.
2000 - Férias II e E-Collection
Com a banda novamente de férias, os integrantes da banda aproveitaram para investir em novos projetos solos. Paulo Miklos com o cd "Vou ser feliz e já volto", Nando Reis lançou o "Para Quando o Arco-Íris Encontrar o Pote de Ouro", Branco Mello com o Livro/CD "Eu e meu guarda chuva" e o Sérgio Britto lançou seu primeiro disco solo, intitulado "A minha cara".
Branco Mello também embarcou em outro projeto, fez uma parceria com a banda S Futurismo, realizando vários shows pelo Brasil.
Os Titãs lançam o E-Collection, dois cds, um com os grandes sucessos e outro com músicas que ficaram fora dos discos anteriores
Foi o último álbum dos Titãs com a WEA.
2001 - Um ano para esquecer
No dia 11 de junho, uma tragédia. Na cidade de São Paulo o guitarrista Marcelo Fromer foi atropelado por uma motocicleta, falecendo dois dias depois aos 39 anos.
Foi o momento mais difícil dos Titãs, onde os integrantes chegaram até a cogitar o fim da banda.
Marcelo deixou três filhas. Susi, Max e Alice.
Fromer participou de todo o processo de pré-produção do disco "A melhor banda de todos os tempos da última semana", sendo substituído na guitarra base por Emerson Villani.
Os Titãs lançam o "A melhor banda de todos os tempos da última semana", cd com 16 faixas que foi bem aceitado pelo público, imprensa em geral e crítica especializada.
Isso, Epitáfio, A melhor banda e O mundo é bão Sebastião foram os grandes sucessos do disco.
É o primeiro e único álbum dos Titãs com a gravadora Abril Music.
Com a banda S Futurismo, Branco Mello volta dez anos depois para o Rock in Rio III, que ocorreu no Rio de Janeiro.
2002 - O momento de se reinventar
Os Titãs em mais uma parceria com a MTV lançam o DVD Luau, gravado ao vivo em Costa do Sauípe-BA.
Marco Lobo, percussionista é o novo músico de apoio da banda.
Após vinte anos de banda, Nando Reis sai dos Titãs para seguir carreira solo.
Lee Marcucci, baixista da banda Rádio Táxi é o escolhido para substituí-lo.
No fim de 2002, os Titãs lançam a biografia "A vida até parece uma festa", escrito por Hérica Marmo e Luiz André Alzer.
O nome do livro foi retirado da música "Diversão". Além disso, o livro é marcado pela sua autenticidade, mostrando as escolhas erradas e polêmicas dos integrantes.
2003 - Como estão vocês?
Como quinteto, os Titãs lançam mais um disco na carreira, "Como estão vocês?"
O álbum teve recepção positiva da crítica e fãs, mas houve uma certa pressão dos fãs mais saudosos que queriam um cd mais pesado.
Enquanto houver sol e Eu não sou um bom lugar foram as músicas de maior sucesso.
Foi o primeiro cd multimídia dos Titãs, nele constava as letras e um documentário mostrando a preparação do disco, desde o processo de composição até o de mixagem.
Um caso curioso, a música Pelo avesso passou despercebida no disco, mas assim como "Pra dizer adeus", veio fazer sucesso anos depois. isso ocorreu pelo fato da canção ter sido tema da novela "Cama de Gato", da Tv Globo.
"As Aventuras do Guitarrista Gourmet Atrás da Refeição Ideal" e "Esperando para atravessar a rua" foram músicas feitas para o eterno Marcelo Fromer.
Pela segunda vez os Titãs trocam de gravadora, a BMG ficou encarregada de substituir a Abril Music.
Marco Lobo deixa a banda, portanto, a banda passa a ter dois integrantes de apoio.
2005 - MTV ao Vivo
Em comemoração aos muitos anos de carreira, os Titãs gravaram o "MTV ao vivo", disparado um dos melhores Dvds da música brasileira, seja pelo seu visual, setlist ou qualidade musical.
O dvd foi gravado em Florianópolis, na Fortaleza de São José da Ponta Grossa.
Vossa excelência, foi o grande sucesso do CD/DVD, acompanhando os Titãs até hoje.
A música fala sobre o escândalo do mensalão, que foi um dos maiores atos de corrupção já realizados no nosso país.
2006 - Momento histórico
Na praia de Copacabana, os Titãs se apresentam para 1 milhão de pessoas.
A banda foi a responsável por abrir o show da lendária Rolling Stones.
Em mais uma ação da banda, os Titãs lançam o Songbook, compilação de entrevistas, histórias e músicas.
O Segundo disco do Sérgio Britto é lançado, "Eu sou 300".
2007 - Mais um momento de transição e o início de um novo projeto
Os Titãs entram em processo de mudança, os integrantes originais assumem de vez os instrumentos. Paulo Miklos com a guitarra base, Sérgio Britto e Branco Mello assumem o baixo.
Assim, Lee Marcucci e Emerson Villani deixam a banda.
Junto com os Paralamas do Sucesso, os Titãs comemoraram 25 anos de carreira.
Em comemoração ao momento importante das duas bandas, nasce a turnê "Juntos e ao Vivo".
2008 - DVD/CD Juntos e ao Vivo
O projeto fez tanto sucesso, que as bandas lançaram um dvd, gravado ao vivo no Rio de Janeiro.
O DVD Juntos e ao Vivo, contou com as participações de Samuel Rosa, Arnaldo Antunes e Andreas Kisser, além das participações de vários outros músicos em shows pelo Brasil, como Carlinhos Brown e Marcelo Camelo.
Ska-Sonífera Ilha, Selvagem-Polícia foram as músicas de maior sucesso do disco.
2009 - Filme e Cd Sacos Plásticos
Em mais um ato que confirma a grandiosidade dos Titãs, é lançado o documentário "A vida até parece uma festa", que conta a história da banda entre 1982 e 2003
O filme é premiadíssimo e bastante reconhecido por sua qualidade e riqueza de conteúdo.
Agora com a Arsenal Music, os Titãs lançam mais um álbum na carreira. Nasce, então o disco "Sacos Plásticos"
É, talvez o disco com a pior receptividade do público e crítica.
A principal alegação, era de que os Titãs perderam o peso e fúria, o fato do disco ser um tanto burocrático também influenciou.
Antes de Você, Por que eu sei que é amor e Deixa eu entrar foram as músicas de maior repercussão do disco.
Sacos Plástico foi o disco com o maior número de videoclipes, no total foram cinco. Depois de um curto período é lançado o DVD baseado no disco, com clipes e Making Off.
Mesmo com as críticas, os Titãs venceram o Grammy Latino, como melhor disco de rock nacional.
2010 - Mais uma baixa na banda
Charles Gavin sai dos Titãs.
Imediatamente, Mário Fabre é anunciado como novo baterista.
A saída do Charles foi anunciada sem tantos detalhes, mas o nascimento das filhas, projetos pessoais e o cansaço são os motivos mais possíveis e plausíveis.
Após três anos, a banda volta a ter um músico de apoio.
Sérgio Britto lança seu terceiro álbum solo, SP 55.
2011 - Rock in Rio
Na volta do Rock in Rio ao seu país de origem, os Titãs fazem duas participações. A primeira foi na abertura do festival com os Paralamas do Sucesso e a orquestra sinfônica. E no último dia do evento, com a banda portuguesa Xutos & Pontapés, no palco sunset.
Após o sucesso do show com o Xutos, as bandas lançam juntas o CD e DVD do show realizado no Rio.
Novo momento da carreira dos Titãs, nasce a turnê "Futuras instalações", onde a banda resolveu mostrar ao público as novas músicas que poderiam entrar no próximo álbum.
Fala Renata e Morto-Vivo foram as primeiras a serem apresentadas ao público.
2012 - Trinta anos de história
Após um ano os Titãs voltam ao Rock in Rio, dessa vez em Lisboa e novamente com o Xutos e Pontapés.
Os Titãs completam trinta anos de carreira.
Para comemorar o aniversário da banda, nossos heróis lançam o CD/DVD Cabeça Dinossauro - Ao Vivo, gravada ao vivo e sem cortes no Circo Voador-RJ. Os Titãs lançaram também um cd comemorativo dos trinta anos, com as músicas do disco Cabeça dinossauro de 1986 e 2012.
Em mais uma ação comemorativa, ocorre no dia 6 de outubro no Espaço das Américas o show das três décadas dos Titãs, com a participação de Arnaldo Antunes, Nando Reis e Charles Gavin, ex-integrantes.
Branco Mello entra para a equipe da Tv Globo, participando semanalmente do programa "Encontro". Já o Paulo Miklos, inicia a carreira de apresentador, na Mix Tv com o "Paulo Miklos show".
2013 - Titãs Inédito
A banda finaliza a turnê Futuras instalações e Cabeça Dinossauro, iniciando a "Titãs Inédito". Que consistia numa apresentação com vinte músicas, mescladas entre inéditas e antigos sucessos, além do resgate de algumas canções do chamado "lado B".
No mesmo ano, os Titãs anunciam que o novo disco será lançado pela Som Livre.
Sérgio Britto lança mais um cd solo, O Purabossanova.
2014 - Nheengatu
No mês de Maio, a banda lança o CD Nheengatu, que teve recepção extremamente positiva da crítica e dos fãs, sendo comparada aos célebres Cabeça Dinossauro, Õ Blésq Blom e Titanomaquia.
Fardado, Chegada ao Brasil, Cadáver sobre cadáver e Fala, Renata são os sucessos do disco.
Os Titãs mais uma vez surpreendem com o clipe da música "Fardado", pois todos os integrantes estão com as caras pintadas, sendo comparados ao Kiss e Slipknot.
Assim como o Marcelo Fromer em 1998, Paulo Miklos faz a cobertura da Copa do Mundo no Brasil pelo Sportv. No mesmo ano, Sérgio Britto é contratado pela Tv Brasil para apresentar o "Canções no Exílio".
Branco Mello deixa o programa "Encontro".
Depois do oito anos os Titãs retornam à praia de copacabana, agora se apresentando na festa de ano novo.
2015 - Novo DVD
No dia 24 de Abril de 2015 na Áudio Club-SP, os Titãs gravaram mais um DVD na carreira. O Nheengatu - Ao Vivo.
Bruno Gouveia, vocalista do Biquini Cavadão desenvolveu um projeto inovador, lançou vários cds de bandas de rock nacional com um instrumental voltado para para os bebês, nasce então o Rock your babies
Skank, Rita Lee, Jota Quest, Paralamas, e claro, Titãs, foram algumas das bandas que ganharam uma coletânia toda especial dedicada aos bebês.